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III Seminário Internacional Áfricas



III Seminário Internacional Áfricas

“Reflexos da Semana de Arte Moderna de 1922 no continente africano”

09 a 12 de novembro – UERJ e MUHCAB


A Semana de Arte Moderna de 1922 teve diferentes ressonâncias, não só nas literaturas e artes no Brasil, mas também em outros espaços geográficos, como o continente africano, sobretudo naqueles de língua portuguesa, Angola, Cabo Verde, Moçambique e Guiné Bissau.


A leitura de autores do modernismo brasileiro abriu caminhos para escritores e artistas destes espaços, sobretudo no que se refere a valorização de elementos das culturas locais e a contestação dos modelos ditados pela ordem colonial. Some-se a isso novas propostas estéticas e sonoridades que apontavam para um futuro das artes distinto daquele que estava sendo construído até aquele presente momento.


Neste processo, como salienta Tania Macedo (2009), formas de oralidade popular, ou melhor dizendo, a integração da voz do povo iletrado africano na letra dos textos produzidos, marca a ruptura com os ditames da literatura e arte de cunho colonial em África, para um produção local, articulada com o nacionalismo que iria ditar os processos de independência desses países na segunda metade do século XX.


Simone Caputo (2008) mostra como os desdobramentos do movimento modernista brasileiro ressoou por muito tempo, textos lapidares como “Pasárgada”, “Estrela da manhã” e “Evocação do Recife”, de Manuel Bandeira, são constantemente referidos por autores cabo-verdianos, angolanos e moçambicanos a partir dos anos 1930, documentando os elos fortes entre as culturas africanas de língua portuguesa e o Brasil.


Estas influências foram além das literaturas, Maria do Carmo Piçarra (2017) por exemplo mostra como a proposta estética de ruptura dos modernistas brasileiros influenciaram na construção do cinema político africano. Karin Barber vai mais longe, apontando o fluxo e trânsitos entre a arte africana e brasileira no contexto da Semana de 1922.


Todas estas influências geraram um sem número de pesquisas em diferentes áreas: história, letras, sociologia, antropologia... e que serão apresentadas no III Seminário Áfricas: “Reflexos da Semana de Arte Moderna de 1922 no continente africano”.


O evento, a ser realizado entre os dias 09 e 12 de Novembro de 2022, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e no Museu de História e Cultura Afro brasileira contará com a presença de importantes intelectuais brasileiros e estrangeiros e os simpósios temáticos do mesmo contará com a apresentação de reflexões diversas sobre a importância do movimento iniciado na Semana de Arte Moderna de 1922 para o continente africano. Representando assim um importante momento para aprofundarmos ainda mais a reflexão dos trânsitos sociais e culturais entre Brasil e África.




PROGRAMAÇÃO


09/11 – QUARTA-FEIRA


APRESENTAÇÃO DE SIMPÓSIOS TEMÁTICOS


ST.09 - Educação e Colonialismos na África

Modalidade: Online

Horário: 08h às 09h40

Coordenação: Marilda Flores, Ronald Lopes e Silas Fiorotti


ST.10 - Colonialismos na África I

Modalidade: Online

Horário: 10h às 11h40

Coordenação: Noemi Alfieri e Ronald Lopes


ST.11 - Literatura Africana

Modalidade: Online

Horário: 12h às 13h40

Coordenação: Carolina Bezerra e Noemi Alfieri



Tarde: 14 às 17h


ST.01 - Áfricas: múltiplas abordagens I

Modalidade: Presencial

Local: UERJ - Campus Maracanã

Horário: 14h às 17h

Coordenação: Alexandre Reis


ST.02 - Áfricas: colonialismos e resistências

Modalidade: Presencial

Local: UERJ - Campus Maracanã

Horário: 14h às 17h

Coordenação: Arthur Baptista


ST.03 - Áfricas: Fluxos e refluxos atlânticos (Presencial)

Modalidade: Presencial

Local: UERJ - Campus Maracanã

Horário: 14h às 17h

Coordenação: Marilda Flores



Abertura do Evento na UERJ

Horário: 17 horas – 18 horas

Atividade cultural: Escola de Samba Paraiso do Tuiuti


Homenagens às personalidades históricas do movimento negro: 18:30hs



· Amauri Mendes Pereira

· Ekedi Silvia

· Iedo Ferreira

· Iya nadja de Omolu

· Lelia gonzalez (póstuma)

· Mãe Neide de Oya

· Miltão

· Nininho de Obaluaye

· Wanda Araújo

· Wanda Ferreira



Mesa de Abertura: Memória e História do Movimento Negro no Rio de Janeiro e seu impacto para os Estudos Africanos.


Horário: 19h Local: Auditório 91 - UERJ


Palestrantes:

· Mônica Lima (PPGHIS/UFRJ)

· Amílcar Araujo Pereira (PPGE/UFRJ)

· Amauri Mendes Pereira (UFRRJ)



10/11 – Quinta-feira


APRESENTAÇÃO DE SIMPÓSIOS TEMÁTICOS


ST.12 - Colonialismos na África II

Modalidade: Online

Horário: 08h às 09h40

Coordenação: Camila Santos Andrade e Ronald Lopes


ST.13 - Movimentos Sociais e Política na África I

Modalidade: Online

Horário: 10h às 11h40

Coordenação: Camila Santos Andrade e Oliveira Adão


ST.04 - Áfricas: múltiplas abordagens II

Modalidade: Presencial

Local: MUHCAB - Museu da História e Cultura Afro-Brasileira

Horário: 10h às 12h

Coordenação: Priscila Webber


ST.05 - As várias Áfricas e a questão de gênero

Modalidade: Presencial

Local: MUHCAB - Museu da História e Cultura Afro-Brasileira

Horário: 09h às 12h

Coordenação: Karina Ramos


ST.06 - Áfricas, Diásporas e o Ensino de História I

Modalidade: Presencial

Local: MUHCAB - Museu da História e Cultura Afro-Brasileira

Horário: 09h às 12h

Coordenação: Camila Dias Costa


ST.14 - Arte e Memória na África

Modalidade: Online

Horário: 12h às 13h40

Coordenação: Carolina Bezerra e Noemi Alfieri




Manhã: 10h


Abertura da Exposição Artística: “Agenciamento dos Gestos e as Misturas antropofágicas”


● Renata Pereira – Artista plástica (RJ)

· Felipe Coelho - Rocaille Artes e Ofícios (RJ)


Tarde: 14h às 17h

Mesa de Conferência: Semana da História Moderna: Paradigmas e Rupturas


Silvio Marcus de Souza (UFSC)

Tema: “Apontamentos sobre a(s) África(s) dos modernistas”

Yuri Manuel Francisco Agostinho (ISCED – Angola)

Tema: “Realimentar as narrativas sobre o continente africano no presente e recriar a imagem do passado: tarefas de um viajante.”



10 às 16:00 horas: agendamento com as Escolas


- Visita a Exposição e ao Museu – Rosiane de Jesus Dourado (curadora)




11/11 – Sexta-feira


APRESENTAÇÃO DE SIMPÓSIOS TEMÁTICOS



ST.15 - Movimentos Sociais e Política na África II

Modalidade: Online

Horário: 08h às 09h40

Coordenação: Mohammed Nadir e Silas Fiorotti


ST.16 - África: Séculos XVI-XIX

Modalidade: Online

Horário: 10h às 11h40

Coordenação: Mohammed Nadir e Oliveira Adão


ST.07 - Áfricas, Diásporas e o Ensino de História II

Modalidade: Presencial

Local: MUHCAB - Museu da História e Cultura Afro-Brasileira

Horário: 10h às 12h

Coordenação: Rhuann Fernandes


ST.08 - Áfricas: múltiplas abordagens III

Modalidade: Presencial

Local: MUHCAB - Museu da História e Cultura Afro-Brasileira

Horário: 10h às 12h

Coordenação: Cryslaine Alfagali


ST.17 - Ensino de História da África

Modalidade: Online

Horário: 12h às 13h40

Coordenação: Carolina Bezerra e Silas Fiorotti



10 às 12h Oficina de Yorubá - Professora Gláucia de Oya


Tarde: 14h às 17h


Mesa de Conferência: “Quando o Brasil se alimenta da África: Antropofagia e Afrofuturismo”


Emi Koide (UNILAB)

Tema: “Utopia e futuros de passados - arte e imaginação na R.D. Congo: Jean Katambayi, Body Kingelez e Puma Bilex.”

· Juliana Nascimento Berlim Amorim (Colégio Pedro II)

Tema: Carolina Maria de Jesus: poeta afrofuturista do pós-abolição



- Atividade cultural: Grupo Malungo (Anderson Bantumarú) 17hs as 18hs


- 10hs às 16:00 horas: agendamento com as Escolas

- Visita a Exposição e ao Museu – Rosiane Dourado

- Oficina pedagógica



12/11 – Sábado


Manhã: 10h às 12h


Mesa de encerramento: “Quando a África se alimenta do Brasil: afroidentidades e os impactos da Semana de 22 em África.”


Norma Sueli Rosa Lima (UERJ)

Tema: "Modernismo carioca em Cabo Verde: literatura e carnaval".

Rita Chaves (USP)

Tema: “As Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, o Modernismo Brasileiro e o vaivém dos barcos”


Rolezinho Cultural – Passeio Afro-referenciado à Pequena África com Arthur Baptista


12:00 às 14:00 horas – Lanche coletivo, lançamento de livros e diálogo com os autores.


14:00 horas – Encerramento Cultural

Samba no Museu

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